COACHING EXECUTIVO
INDIVIDUAL
Coaching executivo é um relacionamento de colaboração entre o executivo e seu coach, cujo objetivo é realizar mudanças sustentáveis de comportamento e transformar a qualidade do trabalho do executivo com impactos positivos em sua vida pessoal e profissional.
É um processo de ampliação de consciência, aprendizado, desenvolvimento e alcance de objetivos, baseado na capacidade humana de observação, questionamento e mudança.
No processo Coaching Executivo Individual cria-se um espaço seguro e personalizado para discussão e reflexão do executivo quanto a seus pontos de desenvolvimento.
Parte-se da premissa que um processo de Coaching efetivo deve ter como pano de fundo a estratégia da organização e focar o tratamento das questões profissionais (como atuação sobre competências e comportamentos), sem deixar de lado aspectos abrangentes relacionados às demais dimensões de vida do executivo, como sua biografia, visão de futuro, missão,
valores e busca de qualidade de vida.
Acredito que trabalhar estritamente a dimensão profissional não torna possível chegar a resultados sustentáveis a longo-prazo, seja para o indivíduo, para sua atuação na empresa e para as interações que ele estabelece na sociedade.
COMO PODE SER O PROCESSO?
• Coaching orientado para performance
Processo amplo que foca a atuação efetiva do executivo no seu dia-a-dia, envolvendo, por exemplo,
seu relacionamento com a Diretoria e demais públicos.
• Coaching orientado para o auto desenvolvimento – foca no desenvolvimento integral do executivo, sua visão de futuro com um olhar estratégico sobre sua atuação em processos de mudança e transformação pessoal e profissional oriundos das demandas recorrentes.
NA PRÁTICA
Sessões de alinhamento com o executivo, com o gestor e com RH
1. Identificar os pontos a serem trabalhados e a percepção do gestor direto sobre o processo de coaching.
2. Colocar o cliente em contato com as demandas e expectativas da Organização, do gestor, da equipe,
da área de RH, além das suas, individualmente.
3. Contratar um plano de autodesenvolvimento e de ações que deverá ser revisto no meio do processo para realinhamento. ( reencontro com gestor para feedback)
4. Avaliar o processo no seu término.